domingo, 23 de janeiro de 2011

Em busca de uma só verdade

Ó eu aqui de volta, em busca da verdade sobre esta guerra de titãs, só pude concluir apenas uma coisa, não há uma só verdade. Cada um puxa a sardinha para seu lado, aí fica difícil, né?
 Mas toda via, porém a maioria dos historiadores aponta para a seguinte versão.
 A idéia do desafio é real, Da Vinci foi desafiado, a fazer um trabalho sobre a Batalha de Anghiari, e seu oponente Michelangelo a Batalha de Cascina, os dois trabalhos seriam para comemorar as Vitórias de Florença nas batalhas citadas.
 Cada um recebeu um ateliê em lados opostos da cidade, confiante de seu talento, Da vinci começou pintar diretamente  na parede, em 1505, e então o céu desabou em uma tempestade que destruiu  tudo que já estava feito, com infiltrações por todos os lados.Já Michelangelo, antes de terminar sua obra, desistiu, após receber a proposta de pintar teto da Capela Sistina.
 O trabalho de Leonardo é conhecido como esboço de Da Vinci, era explosivo, num momento onde a batalha se encontrava no climax, formando um círculo em movimento, o mais impressionante desta obra é que,  Leonardo  deu importância não aos corpos mas, sim as expressões de medo e angústia, em cada rosto. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3yme0iFPd6l_sFhaWTwWIjAwFyyWnNmxlBed7lJ3Jrwwb8heVr0WmJfnKzEQJijS9SiMhYrz2-WXThcPYRbRaHCtl5vNPUn6ezXAhXprMNAhYf7dU_GKcV6xACIzzZ_yyg2uXWErFoE1Q/s1600/220px-Study_of_a_Figure_for_the_Battle_of_Anghiari.jpg   Acima o esboço da Batalha de Anghiari(expressões faciais individuais e novidade nas posições, onde a cabeça não está na mesma direção do peito)


 À direita um estudo, feito por Leonardo, na criação de um dos personagens da Batalha de Anghiari.



 E Michelangelo o que produziu? Bem o feioso escolheu seu tema preferido, o nu masculino.Criou uma cena onde poderia tratar este tema e trabalhar os corpos individualmente. 
  
Bom gente como estou com problemas de internet vou ficar devendo a Batalha de Cascina, tá bom?

Nenhum comentário:

Postar um comentário